Alana de Castro Barbosa é advogada especializada em Direito Empresarial e Novos Negócios.
Com experiência em departamento jurídico de companhias abertas, Alana assessora empresas em questões envolvendo as mais diversas áreas do Direito Empresarial.
Sua atuação se destaca especialmente na estruturação de Novos Negócios, onde ela aplica seu profundo conhecimento e experiência para guiar empreendedores e startups desde a fase de concepção até o crescimento e expansão no mercado.
MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas;
LL.M em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo Ibmec;
Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá.
Direito Societário pela TaxLab University;
Tributação de Operações Societárias pela TaxLab University.
Advogada de Novos Negócios na Ipiranga;
Jurídico Corporativo na Eletrobrás.
Coautora do livro "Prática Tributária nos Tribunais Superiores" pela Editora RT (2024);
Coautora do livro "Direito, Economia e Filosofia" pela Editora Foco (2023);
Autora de diversos artigos em revistas eletrônicas.
Entendemos que a educação jurídica é fundamental para o crescimento dos negócios e, por isso, publicamos diversos conteúdos informativos tratando de assuntos que são do interesse e do cotidiano de todo empreendedor.
A popularização das redes sociais trouxe consigo o surgimento dos influenciadores digitais – ou influencers. São pessoas que conquistaram um grande número de seguidores mostrando seu estilo de vida, seus hobbies, hábitos alimentares ou mesmo ensinando sobre algum assunto.
O ramo imobiliário é sem dúvidas um dos setores mais tradicionais da nossa economia. E como não poderia ser diferente, os empreendedores que exercem atividades imobiliárias possuem inúmeras dúvidas acerca do tratamento tributário dessas operações.
O portal JOTA publicou hoje, dia 05.02.2021, o artigo “Aspectos tributários do marketplace de produtos e serviços“, escrito pelo sócio Guilherme Chambarelli em coautoria com Gabriel de Sá Balbi Cervino.
Uma grande preocupação no mundo dos negócios é a proteção do empreendimento aliada à vontade de crescimento. Certamente todo empreendedor já passou pela situação de perder um colaborador que era peça-chave dentro de algum projeto.