Uma grande preocupação no mundo dos negócios é a proteção do empreendimento aliada à vontade de crescimento. Certamente todo empreendedor já passou pela situação de perder um colaborador que era peça-chave dentro de algum projeto.
A boa notícia para o empreendedor é que existem algumas maneiras de reduzir esse turnover. Uma estratégia muito utilizada pelas empresas de tecnologia é o contrato de vesting, que surge com o objetivo de alinhar os interesses das empresas aos de seus colaboradores.
O contrato de vesting nada mais é do que um instrumento contratual por meio do qual é oferecida uma futura aquisição de participação na sociedade. Essa aquisição é feita de forma fracionada e progressiva.
Na prática, funciona como uma junção entre um investimento e a garantia de participação no negócio.
Por exemplo, o criador de uma startup contrata um colaborador de alto nível e lhe oferece 15% de participação na empresa. Imagine se esse funcionário não gere os resultados esperados e deixe a empresa em poucos meses.
Passados alguns anos, a empresa se torna um sucesso e conquista destaque no mercado. Agora, esse ex-funcionário exige seus 15% de participação.
Se essa empresa que exemplificamos tiver feito um bom contrato de vesting, o ex-funcionário não terá direito a qualquer participação.
Outra forma da empresa se proteger contra esse tipo de situação é o cliff, que consiste em um período probatório para o colaborador. O cliff é um ótimo aliado do vesting. Por exemplo, pode ser acordado do colaborador passar um período probatório de 12 meses (cliff) antes de começar a adquirir a participação societária (vesting).
Logo, o vesting tem o poder de alinhar os interesses dos principais funcionários da empresa com os dos gestores, uma vez que esses funcionários também se tornarão sócios do negócio.
Em resumo, as principais vantagens do contrato de vesting são:
- Segurança para empresa na distribuição de seu capital social;
- Incentivo para os funcionários conquistarem seus objetivos e cumprirem metas;
- Atração e retenção de talentos;
- Melhoria no entrosamento do time.
O vesting consegue se sobressair, recompensando os melhores resultados em face da dedicação de cada funcionário. E se tratando de startups, que são negócios que crescem rápido, é fundamental ter um time preparado e comprometido.
A equipe de Startups e Societário do Chambarelli Advogados está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o contrato de vesting.