Alana de Castro Barbosa é advogada especializada em Direito Empresarial e Novos Negócios.
Com experiência em departamento jurídico de companhias abertas, Alana assessora empresas em questões envolvendo as mais diversas áreas do Direito Empresarial.
Sua atuação se destaca especialmente na estruturação de Novos Negócios, onde ela aplica seu profundo conhecimento e experiência para guiar empreendedores e startups desde a fase de concepção até o crescimento e expansão no mercado.
MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas;
LL.M em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo Ibmec;
Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá.
Direito Societário pela TaxLab University;
Tributação de Operações Societárias pela TaxLab University.
Advogada de Novos Negócios na Ipiranga;
Jurídico Corporativo na Eletrobrás.
Coautora do livro "Prática Tributária nos Tribunais Superiores" pela Editora RT (2024);
Coautora do livro "Direito, Economia e Filosofia" pela Editora Foco (2023);
Autora de diversos artigos em revistas eletrônicas.
Entendemos que a educação jurídica é fundamental para o crescimento dos negócios e, por isso, publicamos diversos conteúdos informativos tratando de assuntos que são do interesse e do cotidiano de todo empreendedor.
Desde os meados da década de 70, com a criação da internet, foi proporcionado ao indivíduo a chance de aprimorar a ferramenta visando atender todas as suas necessidades, a partir disso, nota-se a aparição de uma sociedade marcada pelo crescente uso dos meios virtuais e sendo altamente afetada de maneira benéfica pelos avanços tecnológicos.
Em tudo nesta vida é extremamente importante darmos os primeiros passos, e não é à toa que estes são considerados os mais difíceis, pois é tudo muito novo e não podemos nos permitir que sejam cometidos deslizes nem falhas. No mundo dos negócios não é diferente, precisamos levar à risca a ideia de matar um leão (três tigres e um dinossauro) por dia, para sustentarmos o nosso empreendimento em meio ao caos desse complexo sistema jurídico brasileiro que nos é submetido.
Apesar de terem características semelhantes às criptomoedas, os NFT’s não podem ser utilizados e nem comparados como tal, mesmo que derivem do mercado criptografado. O token não fungível, como é chamado, possui valor indefinido, pois, é único, com isso não pode ser trocado, como uma criptomoeda (Bitcoin e etc). Em resumo, os NFT’s são consideradas espécie do gênero criptoativo, tal como as criptomoedas também são.
A Inteligência Artificial (“IA” ou, em inglês, “AI”) é um assunto relativamente novo, contudo, diversos setores têm aderido a ferramenta, devido às facilidades proporcionadas por seu uso.