Em tudo nesta vida é extremamente importante darmos os primeiros passos, e não é à toa que estes são considerados os mais difíceis, pois é tudo muito novo e não podemos nos permitir que sejam cometidos deslizes nem falhas. No mundo dos negócios não é diferente, precisamos levar à risca a ideia de matar um leão (três tigres e um dinossauro) por dia, para sustentarmos o nosso empreendimento em meio ao caos desse complexo sistema jurídico brasileiro que nos é submetido.
É inegável a modificação da realidade empresarial nos últimos tempos, influenciada pelo crescimento do mercado e do fenômeno da globalização, estabelecendo a excelência empresarial.
Em face de todos os problemas enfrentados pelos grandes empresários no mercado que a cada dia que passa se mostra mais competitivo e exigente, surge a importância da participação de um setor pouco utilizado por muitas instituições: o departamento jurídico.
Nesse contexto, a importância do departamento jurídico surge não só para auxiliar nas questões jurídicas que serão encontradas no caminho pela companhia, como também no auxilio concedido por uma de suas mais importantes áreas de atuação, ou seja, na estratégia do negócio.
Como citado acima, o cenário atual do mercado moderno se vê altamente competitivo e suscetível a mudanças. Para que as empresas possam se manter nesse meio, é de suma importância que sua metodologia de operação acompanhe as tendencias mercadológicas, se adequando de maneira reativa aquilo que é imposto pelo mercado.
Para isso, deve-se alterar constantemente a maneira de gestão empresarial, onde será importante a participação efetiva do setor jurídico empresarial da organização, a qual irá se dedicar na aplicação legal das estratégias, verificando riscos e oportunidades pelo caminho.
A gestão estratégica corresponde ao gerenciamento do conjunto de atividades intencionais e planejadas, que visam integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo, sendo o direito empresarial, gerenciado pelo departamento jurídico das organizações, um forte aliado neste processo.
Em síntese, diante deste novo modelo empresarial e das mudanças exigidas pelo mercado, é de suma importância a integração de uma gestão e planejamento estratégico, para que sejam elaborados procedimentos eficientes para a execução dos objetivos da organização, sendo necessário, que todos os setores estejam alinhados aos mesmos propósitos, dando relevância e superioridade ao departamento jurídico, que será responsável por agir como base para os demais, de forma a diminuir possíveis danos à empresa, atuando de forma direta nos ganhos e na superioridade sobre seus concorrentes.