November 16, 2022
Guilherme Chambarelli

Como evitar autuações fiscais

Um dos grandes problemas que as empresas podem enfrentar é a autuação fiscal.

Isso acontece quando a empresa é penalizada por cometer infração ou descumprimento fiscal e, consequentemente, o Fisco passa a exigir o pagamento de multas e/ou dos créditos tributários.

No post de hoje, separamos 3 maneiras de prevenir as autuações fiscais.

CALENDÁRIO FISCAL

📅Um calendário fiscal ajudará a acompanhar as datas e eventos para seguir sem atrasos o cronograma de cumprimento de obrigações. Além de melhorar a organização das finanças da empresa.

DENÚNCIA ESPONTÂNEA

📃Se identificou algum erro fiscal, avise rapidamente a Receita Federal ou Secretaria para não sofrer futuramente com multas e complicações judiciais, além de evitar multas fiscais, a denúncia espontânea antecipada pode ainda conceber à organização boas condições de pagamento dos valores decorrentes da confissão.

REALIZAR AUDITORIAS

🔎 Quando se fala em auditoria normalmente pensamos logo em processos complexos e periódicos e volumes imensos de dados envolvidos. Porém, qualquer auditoria, grande ou pequena, é na prática uma revisão de procedimentos e, principalmente, de informações. Portanto, é algo que pode ser feito com bastante frequência e em situações diversas.

Conclusão

Além disso, o empreendedor precisa ter em mente que em uma rodada de investimentos, o investidor irá realizar uma due diligence fiscal na empresa. Por isso, é fundamental estar com a parte fiscal em dia, pois eventuais contingências podem impactar negativamente no valuation ou até mesmo inviabilizar o investimento 🚩.

Se tiver alguma dúvida em relação ao assunto consulte advogados especializados para te orientar de acordo com o seu caso!

Outras Publicações

Gostaria de receber nosso suporte jurídico?
Vamos conversar sobre o seu negócio!