O registro da marca é um dos principais itens da nossa Checklist Jurídica para Startups, mas nem sempre isso é feito pelo empreendedor. Em muitas situações, principalmente na fase inicial da empresa, o registro da marca é um assunto que acaba sendo deixado de lado. No entanto, é um item importantíssimo e não pode ser deixado de lado.
Imagina você rodar e validar seu MVP, sua empresa ficar conhecida no mercado, mas outra pessoa registrar o nome antes? Pois é…
Por isso, separamos alguns benefícios do registro da marca:
1️⃣ Garante o uso exclusivo – Ao registrar sua marca, você garante que nenhum outro negócio, no mesmo setor de atuação, poderá utilizá-la
2️⃣ Permite licenciar o uso da marca – O licenciamento de marca funciona como uma autorização temporária de exploração comercial, dada pelo proprietário do registro (no caso, o licenciador) a outra empresa (o licenciado).
3️⃣ É um diferencial competitivo no mercado – Somente marcas registradas no INPI deveriam utilizar o símbolo de marca registrada (®️). Pode parecer óbvio, porém, muitas empresas desconhecem o fato e utilizam o ®️, o que não é aconselhável.
Destacamos também que as custas oficiais para pedido de registro de marca no INPI e que existem benefícios especiais para micro e pequenas empresas e para pessoas físicas.
Vale dizer que o registro de marca difere do registro do nome fantasia na Junta Comercial, um ponto que costuma gerar confusão. Entenda agora os principais benefícios de ter sua marca registrada.