Alana de Castro Barbosa é advogada especializada em Direito Empresarial e Novos Negócios.
Com experiência em departamento jurídico de companhias abertas, Alana assessora empresas em questões envolvendo as mais diversas áreas do Direito Empresarial.
Sua atuação se destaca especialmente na estruturação de Novos Negócios, onde ela aplica seu profundo conhecimento e experiência para guiar empreendedores e startups desde a fase de concepção até o crescimento e expansão no mercado.
MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas;
LL.M em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo Ibmec;
Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá.
Direito Societário pela TaxLab University;
Tributação de Operações Societárias pela TaxLab University.
Advogada de Novos Negócios na Ipiranga;
Jurídico Corporativo na Eletrobrás.
Coautora do livro "Prática Tributária nos Tribunais Superiores" pela Editora RT (2024);
Coautora do livro "Direito, Economia e Filosofia" pela Editora Foco (2023);
Autora de diversos artigos em revistas eletrônicas.
Entendemos que a educação jurídica é fundamental para o crescimento dos negócios e, por isso, publicamos diversos conteúdos informativos tratando de assuntos que são do interesse e do cotidiano de todo empreendedor.
A criação de uma empresa pode ser a realização de um sonho para muitas pessoas. Tirar uma ideia do papel e fazê-la se tornar realidade é mesmo uma conquista e tanto. No entanto, em se tratando de Brasil, essa uma realidade para poucos, já que dados do SEBRAE revelam que 60% das empresas não sobrevivem ao terceiro ano de vida.
A internacionalização de startups pode ser um passo importante para o crescimento e o sucesso da empresa. No entanto, é preciso considerar diversos fatores para garantir que essa estratégia seja bem-sucedida.
O advogado desempenha um papel importante na rodada de investimentos em startups, pois pode orientar a empresa sobre as obrigações jurídicas que precisa cumprir para atrair investimento de terceiros e preparar a documentação necessária para a rodada de investimento.
Quando se trata de iniciar uma startup, há muitas coisas a considerar além do produto ou serviço em si. Uma das mais importantes é a estruturação legal da empresa, que pode ser um processo complexo e difícil de navegar se você não estiver preparado. Se você não tomar as precauções adequadas, pode se deparar com problemas legais que podem comprometer o sucesso da sua startup.