Alana de Castro Barbosa é advogada especializada em Direito Empresarial e Novos Negócios.
Com experiência em departamento jurídico de companhias abertas, Alana assessora empresas em questões envolvendo as mais diversas áreas do Direito Empresarial.
Sua atuação se destaca especialmente na estruturação de Novos Negócios, onde ela aplica seu profundo conhecimento e experiência para guiar empreendedores e startups desde a fase de concepção até o crescimento e expansão no mercado.
MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas;
LL.M em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo Ibmec;
Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá.
Direito Societário pela TaxLab University;
Tributação de Operações Societárias pela TaxLab University.
Advogada de Novos Negócios na Ipiranga;
Jurídico Corporativo na Eletrobrás.
Coautora do livro "Prática Tributária nos Tribunais Superiores" pela Editora RT (2024);
Coautora do livro "Direito, Economia e Filosofia" pela Editora Foco (2023);
Autora de diversos artigos em revistas eletrônicas.
Entendemos que a educação jurídica é fundamental para o crescimento dos negócios e, por isso, publicamos diversos conteúdos informativos tratando de assuntos que são do interesse e do cotidiano de todo empreendedor.
O Direito Aduaneiro é o conjunto de normas jurídicas que regulam o comércio internacional e as operações aduaneiras, ou seja, as atividades relacionadas ao controle e arrecadação de impostos, taxas e outras obrigações tributárias pelo Estado sobre bens, mercadorias e serviços que entram ou saem do país.
O Direito das Startups é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na atualidade, uma vez que essas empresas estão cada vez mais presentes no mercado e precisam de um acompanhamento jurídico que as oriente em suas tomadas de decisão e garanta a segurança em suas operações.
O Termo de Uso estabelece as diretrizes e condições de uso de um produto ou serviço oferecido pela startup. Ele é fundamental para proteger os interesses da empresa e garantir que seus clientes utilizem os produtos ou serviços de maneira adequada. Além disso, o Termo de Uso também ajuda a esclarecer as responsabilidades de cada parte e a prevenir disputas futuras.
As startups possuem diversas peculiaridades e, por se serem negócios inovadores e com estruturas enxutas, necessitam de muita atenção nas áreas jurídica e tributária.